SAIBA MAIS

Mais do que uma teoria do comportamento a AT fala da fé no potencial do ser humano. Ela parte do princípio de que todos nós nascemos com capacidade para obter sucesso e satisfação de nossas necessidades  e de nos tornarmos pessoas autônomas por meio da CONSCIÊNCIA, CONFIANÇA E ESPONTANEIDADE.

 

CONSCIÊNCIA

Estar consciente é estar conectado ao que acontece aqui e agora. Uma pessoa consciente percebe o mundo através do seu contato com ele, ao invés de vê-lo pelo prisma de suas fantasias ou de seus preconceitos. Sabe realmente onde está, o que está fazendo e o que sente a respeito.

 

CONFIANÇA

Saber expressar sentimentos é ser confiante. No processo de desenvolvimento da sua capacidade de confiança, a pessoa se torna mais aberta, aprende a se soltar, revelar mais de si mesmo, deixando cair algumas máscaras e abrindo caminhos para relacionar-se de forma positiva com outras pessoas.

 

ESPONTANEIDADE

Ser espontâneo é poder decidir com consciência e confiança como se comportar e assumir a responsabilidade por sua decisão. É juntar a ética interior e o comportamento exterior de forma congruente. A pessoa espontânea é livre para fazer o que lhe compete, mas, não às expensas dos outros, seja pela exploração ou indiferença.

 

VOLTANDO AO PLANO ORIGINAL

Durante nossa infância, aprendemos alguns padrões de comportamento que nos desviam do “plano original” e que replicamos mais tarde na vida adulta. A boa notícia é que, ao tomarmos consciência desses “desvios” e ao reconhecermos e assumirmos nossos sentimentos, somos perfeitamente capazes de escolher outras formas de nos relacionar com o mundo e voltar ao plano original.

 

COMO UTILIZAMOS A AT

A AT está estruturada em oito instrumentos, que aliados à observação dos comportamentos e à intuição, permitem prever o que acontecerá á uma pessoa ou grupo com um grau de acerto que chega a ser espantoso. Esse grau de acerto e a simplicidade de entendimento dos conceitos permitem a compreensão das motivações do próprio comportamento em pouco tempo e oferece OPÇÕES para mudanças reais.

 

OS OITO INSTRUMENTOS DA AT

  1.  Estados de Ego;

  2.  Transações;

  3.  Posições Existenciais;

  4.  Emoções;

  5.  Reconhecimentos;

  6.  Estruturação do Tempo;

  7.  Jogos Psicológicos e

  8.  Scripts de vida.