PRESENCIAL E ONLINE, QUAL É MELHOR?

A aula expositiva tem sido uma das principais estratégias pedagógicas em todo o mundo desde que o método foi consolidado pelos jesuítas na Idade Média. Já faz um tempo, né?

Estamos nesse momento em meio a um novo desafio educacional: como ensinar a distância de forma dinâmica e ao mesmo tempo atender aos vários perfis de aprendizagem?

No Flipped Classroom, ou sala de aula invertida, a teoria é estudada em casa por meio de vídeos e textos e o espaço da sala de aula é utilizado para discussões, apresentação de seminários e oficinas, entre outras propostas. O que era feito na sala de aula (apropriação do conteúdo) é agora feito também em casa e, o que era feito em casa (aplicação, atividades sobre o conteúdo), é agora feito em sala de aula.

Essa metodologia nos permite utilizar tanto o espaço virtual como a sala presencial de forma muito mais dinâmica, participativa e estimulante com troca real de experiências. A aprendizagem se dá por meio de exercícios práticos, diálogo, análise de filmes, seminários, supervisão e auto avaliações em estrita consonância com o referencial teórico da Análise Transacional.

A PLATAFORMA ZOOM

Nossa escolha pelo ZOOM se deu por dois motivos: sua estabilidade de conexão que permite que os participantes falem praticamente sem nenhum delay como numa conversa presencial e seus recursos que aproximam muito a experiência virtual da presencial.

 

RECURSOS:

Captura de tela de 2020-10-22 11-42-00.p

COMO "ENTRAR NAS SALAS"

O facilitador cria uma sala e envia um convite via e-mail ou link para para os participantes, mesmo que não tenham uma conta no serviço. Basta acessar via navegador ou pelo aplicativo e digitar um nome para entrar.

MaskGroup1.png

FOMAÇÃO DE GRUPOS

Nessa plataforma é possível criar pequenos grupos virtuais de discussão em salas simultâneas separadas e o facilitador ainda pode “visitar” essas salas para tirar dúvidas e orientar as discussões, como faria se o curso fosse presencial. 

É possível permitir que outros usuários compartilhem suas telas de forma simultânea o que favorece muito a utilização do espaço virtual para apresentação de seminários e trabalhos.

AT101 ONLINE TURMA JULHO.jpg

PARTICIPAÇÃO

O Zoom também oferece chat em tempo real, transferência de arquivos, quadro de anotações, funcionalidade como “levantar a mão para falar” e ainda reações como “amei”, “parabéns” ou “ok” via emojis em apenas um clique. É possível também compartilhar um material do computador do facilitador e liberar o acesso para outra pessoa interagir com ele e fazer marcações.

Os encontros virtuais podem ser gravadas em vídeo ou apenas áudio e armazenadas na nuvem do Zoom ou obtidas em um arquivo MP4 que pode ser reproduzido em qualquer player mais tarde.