Maku de Almeida
Membro Didata em Análise Transacional
Uma psicoterapia relacional eficaz inclui o reconhecimento da parte do psicoterapeuta das experiências psicológicas do cliente, validando seu afeto e tentativas de criar significado, e normalização das tentativas do cliente em adaptar-se e lidar com os estressores da família e escola. Também fornece uma presença interessada, envolvida e afetuosa de uma pessoa real que comunica ao cliente que ele ou ela é uma pessoa valorizada.
A cura do Script é a meta primária de uma psicoterapia integradora. A cura do Script é o resultado de uma integração de afeto, cognição e fisiologia, de modo que os aspectos importantes da vida do indivíduo estão disponíveis para a consciência, e o comportamento, manutenção da saúde e relacionamentos são os resultados de uma escolha flexível em vez da compulsão ou inibição. As pessoas que não estão mais funcionando em um Script de vida restritivo relatam que eles têm a capacidade de se expressar usando contato em relacionamentos; internamente elas são emocionalmente estáveis porque não estão presas a crenças de Script pré-determinadas e restritivas, e têm consciência de suas necessidades atuais no relacionamento. Elas têm um senso de auto definição e autenticidade; seu comportamento é contextual e sensível às necessidades relacionais de outras pessoas. Na esfera interpessoal, são conscienciosas, graciosas, curiosas, agradáveis e íntimas.
Erskine, R .Life Script, a Transactional Analysis of unconscious relational patterns ( chapter 01). Karnac, London UK, 2010.
Comentarios